Estudantes de Etecs conquistam 56 medalhas na Olimpíada Brasileira de Matemática

Foram 56 premiações a alunos de Escolas Técnicas Estaduais na competição, que reuniu mais de 18 milhões de candidatos

            Mais uma vez alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) registraram bom desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Ao todo, foram 56 medalhas conquistadas por representantes de 36 unidades nesta 15ª edição da competição, realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

            Claudia Martins, da Etec Polivalente de Americana, na região de Campinas, e Marcos Breda, da Etec Amim Jundi, de Osvaldo Cruz, Região de Presidente Prudente, conquistaram medalhas de ouro. Ambos estão matriculados no terceiro ano do Ensino Médio. Também foram concedidas a estudantes das Etecs 22 medalhas de prata e 32 de bronze.

            Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes.

            Neste ano, mais de 18 milhões de estudantes se inscreveram na Obmep, representando cerca de 50 mil escolas públicas e privadas de todas as regiões brasileiras.

            Entre os professores premiados está Diego Valero, da Etec Ferrucio Humberto Gazzetta, localizada em Nova Odessa (Região de Campinas). Já a Etec Philadelpho Gouvêa Netto, de São José do Rio Preto, ficou entre as melhores escolas públicas seletivas da Obmep.

            Mais de 900 menções honrosas foram concedidas para alunos de outras 119 Etecs.

 

Tradução »