Tabelar preços é estimular a falência das empresas

tabelar

Ilustração

Ao se tabelar preços todos os setores saem perdendo, além dos donos da empresa, quem mais perde com isso é a população e o próprio governo.

Riselda Morais

 

Cada empresa tem suas despesas, seus investimentos, seus valores e seus preços. Nenhuma é exatamente igual a outra mesmo que venda os mesmos produtos ou serviços. Não têm o mesmo formato e nem podem ter seus preços ou serviços tabelados.

Mas porque a política de tabelar preços não é uma boa opção? Já pensou em uma situação assim?

   Então vamos lá. Eu estudei a vida toda para ser jornalista, para isso, me preparei. Estudei comunicação, fotografia, jornalismo investigativo, fiz cursos extracurriculares, me especializei em tecnologia para que a junção da comunicação mais a tecnologia da informação me tornassem uma profissional completa. Capaz de trabalhar em jornais impressos, digitais e sites. Resumindo… investi em mim.

   Somando-se aos esforços do conhecimento, fundei uma empresa e tenho 22 anos na área, me dedicando, trabalhando incessantemente. No entanto, os custos de impressão, que tem seu papel, tinta e rotativas precificadas sobre o dólar; a distribuição, as despesas cotidianas da empresa só subiram, em especial durante a pandemia.

   Mas um certo dia, chega alguém ou um governo e quer precificar meu trabalho, impõe um nivelamento de preços para todas as empresas do ramo. Preço este de completa desvalorização, o correspondente a menos de 20% do preço de tabela da minha empresa. No meu caso, jornalismo local, voltado a dar voz a sociedade.

   Mas obvio que conhecendo meu valor profissional e a qualidade do meu trabalho digo que não aceito e irritada a pessoa bate o telefone na minha cara. Isso me incomoda? Obvio, mas nesse caso tratou-se de um livramento.

     Do outro lado da cidade, um microempresário ou colaborador, que simplesmente fundou a empresa ou trabalha nela, do mesmo ramo, não investiu em conhecimento e não tem conhecimento das consequências do tabelamento do serviço prestado ou produto vendido, aceita o tabelamento mesmo sem ter a menor condição de arcar com os custos, despesas que terá. A princípio ele pensa que está em vantagem sobre mim, ou sua empresa sobre a minha. Será?

   Mas porque tabelar preços ou aceitar nivelamento de preços não é inteligente e nem uma boa opção?

Sempre que o governo intervém tabelando preços leva as empresas envolvidas a falência

   As empresas que aceitam o tabelamento de preços trabalharão com margem de lucro, estão na verdade pagando para trabalhar para aquele governo, se custeando dia após dia, logo fecham as portas ou reduzem significativamente a qualidade de seu trabalho, serviço ou produto.

    Observe que, houve alta do dólar e puxou o preço de todos os produtos importados. Houve consecutivas altas nos preços dos combustíveis e puxou para cima todos os produtos em um efeito dominó. Houve alta de preços em todos os produtos da cesta básica e nas contas de consumo.
Questione-se, portanto, porque uma ou duas esferas de governo, decidiu precificar e tabelar o seu trabalho, o seu produto, o seu serviço, sem lhe consultar. Lhe impondo e lhe tratando como se não tivesse valor ou dando sua empresa como já falida. 

  O controle de preços distorce os preços reais levando fornecedores e compradores a ações inconsistentes e prejuízos constantes. Levando uma empresa em expansão rumo a extinção.

    Diante de um cenário em que todos os serviços e produtos tiveram alta em seus custos e preços, de uma realidade desfavorável assim, as empresas  têm apenas duas opções: Repassar os custos ou absorver o prejuízo, sendo que a última opção, torna o empreendimento insustentável e o leva a rápida falência.

   Quando o governo, obriga que isso aconteça, todos os setores saem perdendo, além dos donos da empresa, quem mais perde com isso é a população e o próprio governo. É uma retroação ao passado e um estímulo a falência de uma classe e de suas empresas. Abaixo ao tabelamento e precificação do seu trabalho e do seu produto feita por terceiros!

Tradução »