Prefeitura anuncia novas ações de combate ao coronavírus

Foto: Governo do Estado de São Paulo

Ações incluem iniciativas para a geração de renda, assistência e saúde na capital

     O prefeito Bruno Covas anunciou novas medidas adotadas pela Prefeitura para enfrentamento da covid-19 (doença provocada pelo coronavírus), durante coletiva de imprensa realizada ao lado do governador João Doria, na quinta-feira 09/04, no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado.

   Ações ligadas a geração de renda, saúde e a respeito da continuação da quarentena na cidade buscam amenizar os efeitos da pandemia na capital. São elas:

Costurando pela Vida

   Costureiras e artesãos serão contratados para a produção de máscaras e outros dispositivos médicos identificados como prioritários durante a quarentena do coronavírus. A ação Costurando pela Vida, iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, investirá R$ 2 milhões para selecionar entidades sociais para a produção dos equipamentos de proteção da área da saúde.

A expectativa é que sejam produzidas mais de 1 milhão de máscaras para profissionais da saúde e da assistência social, além de 500 mil protetores faciais e 500 mil aventais.

Cozinhando pela Vida

   Em mais uma iniciativa de combate ao coronavírus, o prefeito Bruno Covas anunciou o projeto Cozinhando pela Vida. A ação, liderada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, possibilita que organizações da sociedade civil apresentem planos de trabalho para a produção de 180 mil refeições, sendo almoço e janta, para a população em situação de vulnerabilidade no período de dois meses.

“Essas cozinheiras poderão utilizar as cozinhas das organizações sociais ou da Prefeitura, nos CEUs, mercados municipais e nos equipamentos de segurança alimentar para produzir três mil refeições por dia”, disse o prefeito Bruno Covas. A estimativa é que 10 entidades de todas as regiões da capital sejam selecionadas.

   O projeto terá um aporte de R$ 1,7 milhão da Prefeitura, tendo como prioridade a contratação de até 300 mulheres cozinheiras, que são chefes de família e necessitam gerar renda neste período de quarentena. A estimativa é que as primeiras refeições comecem a ser servidas dia 30 de abril.

Cidade Solidária

   Oito pontos espalhados pela capital paulista estão recebendo doações de cestas básicas (alimentos, limpeza e higiene) que serão entregues a famílias que vivem em situação de extrema vulnerabilidade na cidade. A iniciativa faz parte do programa Ação Cidade Solidária, lançado na terça-feira (07/04) pela Prefeitura de São Paulo, em parceria com entidades da sociedade civil, e que prevê a criação de uma rede de solidariedade para auxiliar as famílias carentes.

Uso da Cloroquina

   O prefeito também anunciou que a Secretaria Municipal de Saúde incluiu o protocolo de atendimento utilizando a cloroquina nos casos de pacientes diagnosticados com covid-19. O uso da medicação só poderá ocorrer desde que haja prescrição médica e o consentimento do paciente ou da família.

Tradução »