Já ouviu falar no golpe do delivery? Saiba como se prevenir

Você pede três pizzas e utiliza o seu cartão de crédito ou de débito para pagar o valor da fatura: R$ 180. Mas, na sequência, recebe do banco um SMS informando que você acabou de aprovar uma transação de R$ 5 mil.

            Você acabou de cair em um novo golpe que está sendo aplicado nos clientes de delivery de comida. Ele funciona da seguinte forma: o usuário faz um pedido usando algum aplicativo de entrega que o conecta com um estabelecimento; o entregador chega e, no momento da cobrança, disponibiliza uma maquininha com o visor quebrado ou com arranhões que impedem a visualização do valor digitado; ele, provavelmente, irá dizer que sofreu uma queda em uma das entregas e, por isso, o equipamento está daquele jeito. O entregador, então, digita um valor bem superior ao correto e o consumidor, já envolvido com a história, digita a senha sem desconfiar que está caindo em um golpe. 

            A maquininha danificada pertence ao golpista, e não ao estabelecimento que preparou a refeição. E, para diminuir o risco de ser identificado, a conta com o valor real será paga pelo próprio golpista na maquininha certa.

Veja o que fazer se cair nesse golpe

O mais importante é tentar recuperar o dinheiro. Para isso é importante:

1 – Ligar imediatamente para o banco e perguntar qual é a empresa responsável pela maquininha utilizada pelo golpista, pois é nesta empresa que ele fez o cadastro e é lá que o dinheiro está;

2 – Comunique-se com esta empresa; conte o que ocorreu e peça para que façam o bloqueio do valor na conta do golpista. Faça um boletim de ocorrência e envie-o para a empresa, juntamente com uma carta, solicitando o estorno da transação.

            Caso não tenha sido possível recuperar o valor com a empresa responsável pela maquininha, e se a transação tiver sido feita com cartão de crédito, envie uma carta para o banco que administra seu cartão, juntamente com o boletim de ocorrência e o cupom fiscal da compra, solicitando o estorno por desacordo comercial (divergência de valor). É sempre muito importante guardar os cupons fiscais.

            Se não houve tempo hábil para recuperar seu dinheiro com as recomendações anteriores, entenda que a empresa de delivery é a responsável por ressarcir o seu prejuízo, já que foi ela quem fez e liberou o cadastro do golpista para que ele atuasse como entregador. Ligue e relate o que aconteceu, até para que eles bloqueiem o entregador definitivamente. Provavelmente, eles irão lhe pedir o boletim de ocorrência. Não hesite; procure por uma delegacia e faça o registro.

            Se a empresa se recusar a ressarcir, acione a justiça. O Juizado Especial Cível é um ótimo caminho caso o valor da causa não seja superior a 20 salários mínimos (R$ 19.960, em 2019) e, neste caso, você não precisará de advogado.

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