Coronavírus: conheça os principais cuidados que devem ser adotados por quem usa máscaras
Cada vez mais é possível encontrar pessoas usando máscaras na cidade de São Paulo, mas é muito importante estar atento e não descuidar de outros cuidados básicos. Especialistas alertam para uma falsa sensação de segurança, que pode fazer com que as pessoas deixem de adotar outras medidas mais efetivas, como a falta de distanciamento físico e a falta de higiene com as mãos.
“Quando adotamos uma recomendação, precisamos examinar a ciência por trás dessa recomendação e a viabilidade dela. Alguns países têm recomendado o uso de máscaras caseiras, feitas com panos. Não temos evidências científicas fortes de que isso terá um papel importante na redução da velocidade de transmissão. Porém, em algumas semanas, com muitos países fazendo esse tipo de recomendação, poderemos ter estudos para mostrar qual o efeito dessas medidas”, alerta o vice-diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa.
Por isso é importante que a população conheça instruções claras sobre quais máscaras usar, quando e como. O uso da máscara cirúrgica é recomendado apenas para profissionais de saúde ou quando a pessoa estiver tossindo ou com nariz escorrendo.
Se você não apresenta esses sintomas pode aderir ao uso das máscaras artesanais, ou feitas em casa.
Na hora de usar a máscara você deve estar atendo e seguir estes passos:
– Antes de colocar a máscara, higienize as mãos com álcool ou água e sabão.
– Coloque a máscara com cuidado, de modo a cobrir a boca e o nariz, e amarre com segurança para minimizar o espaço vazio entre o rosto e a máscara;
– Enquanto estiver usando, evite tocar na máscara;
– Remova a máscara usando a técnica apropriada (ou seja: não toque na frente, remova o laço por trás);
– Após a remoção ou sempre que tocar inadvertidamente em uma máscara usada, limpe as mãos usando álcool em gel ou água e sabão;
– Se a máscara ficar úmida, substitua por uma nova máscara limpa e seca;
– Não reutilize máscaras descartáveis;
– Descarte as máscaras descartáveis após cada uso e imediatamente após a remoção.
Além disso, o uso e o descarte apropriados são essenciais para garantir a eficácia das máscaras e evitar qualquer aumento no risco de transmissão associado ao uso e descarte incorretos.