Sábado (15) é Dia D contra o sarampo na cidade de São Paulo

Divulgação

A Vacina é a única proteção contra a doença que em 2019 cresceu 300% ao redor do mundo

   Na cidade de São Paulo a campanha é voltada para pessoas de 5 a 29 anos. Indivíduos desta faixa etária devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa ou um dos postos volantes. A campanha é seletiva, ou seja, os profissionais de saúde vão verificar a situação vacinal de cada indivíduo e vacinar aqueles que estiverem sem a cobertura comprovada contra a doença. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde recomenda a apresentação da caderneta de vacinação.

   Este dia D faz parte da campanha nacional de vacinação contra o sarampo que começou na segunda-feira (10/02) e vai até o dia 13/03 para pessoas de 5 a 19 anos. Excepcionalmente, a cidade de São Paulo aumentou em dez anos a idade limite para 29 anos, buscando aumentar a cobertura vacinal entre os adultos da cidade. Em 2019, a cobertura vacinal da primeira dose da tríplice viral no município de São Paulo foi de 98,49% e, da segunda dose, de 85,2. Para saber qual a UBS mais próxima, basta utilizar o Busca Saúde.

   As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de São Paulo estarão abertas no sábado (15), das 8h às 17h, para a realização do dia D de vacinação contra o sarampo. Além das UBS, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também irá disponibilizar a vacina em postos volantes da capital paulista, podem ser vistos neste link.

Cabe ressaltar o caráter seletivo desta campanha, que prevê a vacinação para aqueles que não tenham comprovante ou que estejam com o esquema de vacinação incompleto.

    A dose contra o sarampo continua disponível nas unidades básicas de saúde para atualização vacinal. Pessoas de até 29 anos devem ter duas doses comprovadas e quem tem entre 30 e 59 anos precisam de uma dose da tríplice viral. Crianças devem ser imunizadas aos 6 meses, aos 12 meses e aos 15 meses de idade. O Sarampo é uma doença altamente contagiosa, mais que o coronavírus, e a vacina é a forma mais eficaz de proteção contra a doença.

   Além disso, a capital paulista também vai vacinar as pessoas de todas as idades contra a febre Amarela, conforme calendário de vacina. Atualmente, recomenda-se uma dose aos nove meses de idade, e um reforço aos quatro anos de idade.

Tradução »