Prefeitura de São Paulo recebe mais de 25 mil pedidos de tapa-buracos em 60 dias

Buraco na Rua Amaro Bezerra Cavalcanti, esquina com a Rua Edgar de Azevedo Soares, em Vila Matilde, obriga motoristas a transitarem pela contramão

Foto: Buraco na Rua Amaro Bezerra Cavalcanti, esquina com a Rua Edgar de Azevedo Soares, em Vila Matilde, obriga motoristas a transitarem pela contramão

Um queijo suíço chamado São Paulo! Chamar a capital paulista de queijo suíço não é exagero, é só mais uma forma de protesto de quem transita
pelas ruas de São Paulo

Foto e texto: Riselda Morais

       As condições do asfalto obriga os motoristas a guiarem fazendo malabarismos, muitas vezes fazendo manobras perigosas, ao tentar livrar-se de um buraco, cai em outro buraco. Além de provocar diversos danos aos veículos, ainda podem provocar lesões em pedestres e estimulam o estresse das pessoas.
       A dificuldade em trafegar, de carro, de moto, bicicleta ou a pé, pelas ruas esburacadas da cidade de São Paulo está tamanha, que os moradores já realizaram várias formas de protestos para chamar à atenção da Prefeitura de São Paulo para o problema.

     Cansados de reclamar e solicitar o serviço, em Vila Guilhermina uns moradores sinalizaram o buraco com pedaços de madeira, outros colocaram um vaso de plantas para chamar a atenção.

       No Jardim Brasília um morador comprou cimento e areia e fechou, ele mesmo, o buraco próximo de casa.

        No Parque São Jorge moradores pintaram e enumeraram 55 buracos em três ruas, com extensão de cerca de 550 metros, para que fossem percebidos.

     Na Vila Prudente, frente a uma cratera no meio da rua das Mimosas, na altura do 136, moradores cansados de esperar a realização do serviço, posicionaram um cavalete de sinalização a motoristas com uma foto do prefeito Bruno Covas (PSDB) e as hashtags #AceleraSãoPaulo, slogan usado por João Doria (PSDB) enquanto prefeito, e #BuracoNovoVilaPrudente, em referência ao programa Asfalto Novo da PMSP.

     Em toda a capital paulista, todos simplesmente são vítimas dos buracos. Os moradores são unanimes em dizer que reclamam, mas o serviço não é executado e, quando executam o serviço é insatisfatório e o buraco reaparece, torna-se um problema crônico na vida do munícipe.

       O tapa-buracos é o serviço mais solicitado pelos moradores da cidade de São Paulo, que recebeu, nos últimos dois meses, mais de 25 mil pedidos.
       O aumento no número de reclamações sobre buracos aumentou 32%, no período de um ano, na capital paulista.
   
         Algumas subprefeituras bem que tentam realizar o serviço, mas nunca é o suficiente, como é o caso da subprefeitura de Ermelino Matarazzo que, no período de 01 de janeiro a 29 de março, recebeu 196 solicitações, atendeu a 149 e tem 47 a executar. Um número pequeno perto da quantidade de buracos que existe na região.
   
        Com as chuvas fortes no período de janeiro à março, o problema se agravou deixando ruas quase que intransitáveis e aumentando o risco de acidentes para pedestres, motoqueiros e motoristas.
   
        Mesmo em Bairros como Vila Guilhermina, região da subprefeitura Penha, que tem pouco fluxo de veículos, as ruas estão esburacadas e quase esquecidas.
    Entramos em contato com a Subprefeitura Penha sobre os serviços tapa-buracos mas até o fechamento desta ela não forneceu as informações solicitadas.
   
        Segundo informação de Secretaria Municipal das Subprefeituras, entre os meses de janeiro e fevereiro , a Central 156, recebeu 25.312 pedidos de tapa-buracos e no mesmo período atenderam a 19.978 solicitações.

        Os bairros com o maior número de queixas e reclamações são Itaquera, Ipiranga e Santana. No entanto, o transtorno causado pelos buracos atinge a todos os bairros de São Paulo.
    A população pode solicitar o serviço tapa-buracos através da Central 156, o atendimento é gratuito e o prazo para o atendimento é de até 45 dias. A execução do serviço é de responsabilidade das Subprefeituras.

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