Prefeitura abre concorrência para modernizar semáforos de São Paulo
Foto: Divulgação
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), lança na quinta-feira 19/12 a licitação para modernizar e revitalizar os semáforos da capital. O edital foi publicado no Diário Oficial do Município. A abertura dos envelopes de habilitação das empresas interessadas está prevista para o dia 16 de janeiro, às 10 horas.
A modernização prevê a atualização tecnológica dos equipamentos da área do Mini Anel Viário para as ferramentas de ponta existentes. Também inclui enterramento de cabos elétricos, conexão dos cruzamentos com as centrais semafóricas, também conhecidas como Centrais de Tráfego em Área (CTAs), ampliação do número de cruzamentos com no breaks e substituição de controladores antigos. Os serviços de revitalização e manutenção incluem todo o parque semafórico da cidade. O valor da licitação está estimado em R$ 900 milhões, aproximadamente.
Para garantir um melhor equilíbrio na prestação de serviços, o município foi dividido em 4 (quatro) lotes, regionalizando a atuação das empresas a serem contratadas.
Os contratos atualmente vigentes serão rescindidos assim que o novo (ou novos) for assinado. Os lotes em que estão divididos os atuais contratos (3 lotes) e os novos contratos (4 lotes) cobrem a totalidade do território da cidade.
O município de São Paulo tem atualmente 5.895 interseções semaforizadas e 603 semáforos amarelo intermitente.
Na região circunscrita pelo Mini Anel Viário estão 2.583 interseções, inclusive as vias suporte do Mini Anel, que deverão ser modernizadas para reduzir os índices de falhas e possibilitar a adoção de estratégias de controle de acordo com a prioridade da região, incluindo o sistema centralizado adaptativo em tempo real.
A validade do(s) novo(s) contrato(s) será de 60 meses. Nos primeiros 30 meses, pretende-se realizar a manutenção da totalidade das interseções semafóricas da cidade desde o início da contratação (5.895 interseções) e modernizar 50% das interseções circunscritas na área do Mini Anel Viário. Num segundo período de 30 meses, deve-se dar continuidade à manutenção das interseções semafóricas da cidade e modernizar as demais interseções semafóricas na região do Mini Anel.