Postos de saúde deram início a campanha de vacinação contra a gripe

Divulgação

Primeira fase tem como público-alvo gestantes, crianças de seis meses até cinco anos e mães que deram à luz nos últimos 45 dias 
 
Riselda Morais
 
 
   A capital paulista deu início nesta quarta-feira (10) a campanha de vacinação contra o vírus Influenza.
  A vacina contra a gripe que está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) protege contra três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B).
 
     Esta primeira fase da campanha anual é destinada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, compostos por pessoas mais propensas a desenvolver complicações causadas pelo vírus influenza e a dose é ofertada nos meses que antecedem o inverno, quando a circulação do vírus é mais intensa. 
 
Etapas da campanha 2019
 
–  De 10 a 19 de abril, a vacina será aplicada em gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz até 45 dias após o parto) e crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
 
– De 22 de abril até 31 de maio (data prevista para o término da ação), serão incluídos os demais grupos: trabalhadores da área de saúde, povos indígenas, pessoas com 60 anos ou mais de idade, pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais, professores (escolas públicas e privadas), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Durante todo o período da campanha, ocorrerá a atualização da caderneta de vacinação de crianças, gestantes e puérperas.
 
     Para se vacinar, é preciso levar documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação e cartão SUS até a unidade mais próxima. Os profissionais de saúde e educação precisam apresentar holerite ou crachá de identificação. Portadores de doenças crônicas e outras comorbidades devem levar a receita da medicação que faz uso com data dos últimos seis meses ou prescrição médica.
 
Tradução »