Mutirão: Mais de 4.500 atendimentos são realizados no Itaim Paulista

Foto: Edson Lopes Jr/Secom

         A Prefeitura de São Paulo realizou mais de 4.500 atendimentos no sábado 09/11, das 9 às 15hs, na Praça Lions Clube, no Itaim Paulista, na Zona Leste. A ação contou com ações de zeladoria, tais como: pintura de guias, operação Tapa Buraco, corte de grama e limpeza de bueiros. Uma das novidades foi a Paraoficina Móvel.

            Também foram ofertados serviços de exames de DNA e oftalmológicos, aula de defesa pessoal, massagem, limpeza de pele, corte de cabelo, avaliação odontológica, feira de adoção de animais e distribuição de senhas para castração de cães e gatos, entre outros.

            A prefeitura também ofereceu a população vagas de emprego e orientações sobre a forma de iniciar um negócio, entenda melhor:

            A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho ofereceu 525 vagas de emprego, em áreas como serviços e comércio, enquanto a ADE Sampa – Agência São Paulo de Desenvolvimento, órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, esteve com profissionais que sanaram dúvidas sobre como se tornar um empreendedor de sucesso.

            O público também pôde conhecer os programas voltados ao desenvolvimento de negócios como o Vai Tec ou cursos como o Fábrica de Negócios, Mais Mulheres, entre outros.

            A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate), disponibilizou 90 oportunidades exclusivas como operador de caixa e fiscal de loja. A grande novidade foi a Paraoficina Móvel – O Itaim Paulista foi o primeiro bairro contemplado com a Paraoficina Móvel durante o mutirão. Trata-se de uma van customizada com equipamentos, máquinas, ferramentas, peças de reposição e material para fazer reparos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção como muletas, bengalas e andadores.

            Quem necessitou dos serviços de saúde foi orientado em como perder peso, fazer uma alimentação saudável,  arboviroses (doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti como dengue, zika, chikungunya e febre amarela). Testes rápidos de HIV e hepatites, além de explicações sobre doenças sexualmente transmissíveis e escovação  também fizeram parte da grade.

            A Cohab disponibilizou uma van com profissionais que esclareceram dúvidas e orientaram quanto a contratos, transferências, emissão de boletos e ajustes financeiros.

            Os munícipes tiveram a disposição informações sobre programas de conscientização da Companhia: Conviva Bem (com dicas de convivência entre condôminos);  Desplugando  (sobre os riscos causados por aparelhos eletrônicos plugados na tomada)  e Não seja Enganado (que previne sobre os riscos de comprar as unidades habitacionais que foi apresentados para a população presente na tenda da Cohab ao longo do dia).

            Uma feira de livros foi promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, que distribuiu mais de mil livros. A Biblioteca Vicente Paulo Guimarães participou da ação.

            A Secretaria Municipal de Direitos Humanos esteve presente para receber denúncias de violência e discriminação contra a população negra, indígena e LGBTI.

            Os adultos participaram de sessões de alongamento e as crianças de brincadeiras com monitores, promovidas pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

            A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia atuou na abertura de Telecentros CDC Parque Veredas (Rua Magnólia Azul, 94 ), Itajuíbe (Rua Consuelo Leandro, 1525) e Sociedade Amigos do Parque Veredas – SAMPAV (Rua Ferreira de Lemos, 55), das 9h e 13h, e o Telecentro da Biblioteca Vicente Paulo Guimarães (R. Jaguar, 225) funcionou das 10h  às 16h, com espaços de inclusão digital que permitiram o uso livre de computadores.

            A rede de conectividade da Zona Leste está sendo ampliada de 36 para 222 pontos de acesso à internet gratuita e de qualidade. Na região do Itaim Paulista, o programa WiFi Livre SP esteve presente em 23 localidades até o final de 2020, sendo que em nove delas o serviço já foi implementado e modernizado: nas praças Lions Clube, Jaguamitanga, Chico Mendes, Santa Amélia, Silva Teles, e no Conjunto Habitacional Itaim Paulista, além da biblioteca Vicente Paulo Guimarães, da Subprefeitura do Itaim Paulista e do CEU Parque Veredas.

            Por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Itinerante, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS)  participou da ação no Itaim Paulista atendendo  as famílias em situação de vulnerabilidade, orientando o cadastramento no CadÚnico.

            A Sabesp orientou sob o app Sabesp, orientou a população sob limpeza de caixa d´água e deu dicas sobre consumo consciente da água. Na tenda da Sabesp as pessoas também puderam obter segunda via de contas de água ou fazer o parcelamento das mesmas.

 

Tradução »