Mulheres empreendedoras e multifacetadas: Todas por Elas exalta a força, a potência e o empreendedorismo feminino

Delas Day Foto Riselda Morais

Foto: Riselda Morais

Riselda Morais

    Na manhã desta quinta-feira (27), o Sebrae SP realizou no auditório do Senac Tatuapé, o evento Todas por Elas exaltando a força, a potência e o empreendedorismo feminino.
“A voz de vocês importam. Vocês estão exatamente onde devem estar, porque nós somos potentes, uma potência infinita” disse Bruna, Analista de Negócios do Sebrae Leste ao abrir o evento.

   O Brasil é um país de pessoas empreendedoras e que têm dois grandes sonhos, o principal é sempre o da casa própria e 70% têm o sonho de abrir o próprio negócio, no entanto, 40% das empresas abertas encerram suas atividades antes dos 5 anos de existência.

   Para a palestrante e consultora Andreia Bertolasi, antes de abrir um negócio, a empreendedora deve se perguntar, não qual negócio dá mais dinheiro e sim: “O que eu gosto de fazer?. Ela explica que “A melhor forma de você ter sucesso no negócio é fazendo aquilo que você mais gosta de fazer. Quando você gosta de fazer, você faz naturalmente”, afirma Andreia.
Foram abordados os desafios de liderar, a necessidade da mulher descentralizar as responsabilidades e delegar atividades para as pessoas certas. Por isso, Andreia orienta que “O melhor caminho e a chave é se preparar para o negócio”.

Empreendedorismo feminino tem crescimento inspirador no Brasil. Fotos: Riselda Morais

   No empreendedorismo, ser criativo é fundamental para inovar, a liderança é fundamental para crescer e se desenvolver, mas existem muitas habilidades comportamentais e técnicas das quais necessitamos para fazer um negócio dar certo, uma empresa crescer. Neste sentido, Andreia Bertolasi explicou a importância de saber se comunicar bem, flexibilidade, equilíbrio emocional, comunicação interpessoal, colaboração, resiliência, criatividade, liderança, empatia, capacidade de resolver problemas, motivação, autoconhecimento e outras. Por fim, Andreia conclui: “Não tenha medo de errar, tenha medo de não tentar”.

   A comunicação é, sem dúvidas, uma das habilidades mais requisitadas, atualmente, em todas as áreas profissionais e todas nós carregamos habilidades que são importantes, precisamos apenas desenvolvê-las, acreditar no próprio potencial, fazer escolhas e ir a luta. Mas os caminhos que uma mulher percorre rumo ao sucesso pessoal, profissional e financeiro têm muitos obstáculos, possivelmente porque as mulheres empreendedoras estão vivendo um extremo entre umas pessoas que sempre aceitaram tudo e outras que já não querem mais aceitar nada, fazendo sua próprias escolhas, abrindo seus próprios caminhos. E o primeiro passo, será sempre sair da zona de conforto.

   Para as mulheres que têm o desejo de empreender, mas ainda não conseguiram abrir o próprio negócio, a empresária Stefanie Schmitt explica: “Não é fácil começar. Quando a gente começa alguma coisa, a gente tem grandes expectativas, mas quem consegue é quem tem persistência, quem é resiliente e sim, a gente tá num ambiente que é mais difícil para as mulheres, mas a gente também é muito forte e consegue mudar contextos” , afirmou Stefanie e continuou, “então eu digo para elas começarem, ir a fundo, buscar informações, acreditar que elas têm capacidade e que elas conseguem”, concluiu.

Participaram do evento:

  A Analista de Negócios do Sebrae Leste, Bruna; os coordenadores do Senac unidade Tatuapé, Simone, Noemi e José Roberto; Gerente do Escritório Capital Leste I, Paulo Franzosi; Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-SP, Manuel Henrique (por video); a palestrante e consultora, Andreia Bertolasi; representante do Desenvolve SP, Juliana Polido; Compartilharam suas trajetórias as empresárias: Sabrina Gouveia (Vila Prudente); Carine (Vila Matilde); Gabriela Montanhal (Sapopemba); Thais Cardoso Franco (Tatuapé); Marinês Mendes (Penha) e Stefanie Schmitt (Tatuapé).

Tradução »