Jaguatirica resgatada das queimadas de Mato Grosso chega a São Paulo

Foto: Zoo SP
Riselda Morais – São Paulo – Uma Jaguaritica fêmea (Leopardus pardalis), felino nativo das Américas, resgatada das queimadas no Mato Grosso em 2024, chegou a São Paulo nesta terça-feira (20) e será integrada ao programa de conservação ex situ no Zoológico de São Paulo.
O felídeo ficará fora de seu habitat natural por não possuir condições de reabilitação para soltura, no entanto, poderá contribuir em ações de conservação, pesquisas científicas e com a manutenção da diversidade genética da espécie sob cuidados humanos.
Em 2024, Mato Grosso registrou 48.049 focos de incêndio que queimaram a fauna e a flora de 6,8 milhões de hectares atingidos pelo fogo. A Jaguatirica embarcou em Cuiabá, Mato Grosso, no Avião Solidário da LATAM Cargo em um deslocamento em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso (SEMA-MT) e a AZAB (Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil).
Segundo a LATAM o voo teve duração de duas horas e garantiu conforto e segurança a Jaguatirica.
De acordo com a LATAM, em seus 13 anos de existência, o programa Avião Solidário, em conjunto com instituições parceiras, já realizou o transporte gratuito de mais de 868 toneladas de cargas e 4,6 mil animais no Brasil. Transportou também 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 para todos os estados brasileiros. O programa completou a marca de mais de 200 toneladas de doações (cestas básicas, água, fraldas descartáveis, cobertores, entre outros itens) e 130 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros) foram transportados gratuitamente na crise do Rio Grande do Sul, em 2024.