II Festival Literário “FLOC Vento Leste Poesia é Praça” é opção de lazer na Zona Leste

Payaso Satin

A Ocupação Cultural CDC Vento Leste, uma das mais antigas e ativas ocupações culturais da Zona Leste de São Paulo, realiza no dia 30 de novembro de 2024 (sábado), a partir de 10h, com entrada gratuita, a segunda edição do Festival Literário Floc Vento Leste com o tema “Poesia é Praça”.

O evento, que se consolidou como um marco para a literatura e as artes na região, busca transformar os bairros periféricos Cidade Patriarca e Vila Ré, em um grande centro cultural, celebrando a força da literatura marginal e a resistência cultural da periferia.

A Floc Vento Leste é uma verdadeira festa da arte, da poesia e da resistência, organizada pelo Coletivo Dolores Boca Aberta. A programação oferece uma rica combinação de apresentações teatrais, oficinas culturais, debates e lançamentos literários, com destaque para a produção artística e literária da região.

A festa ocorrerá em um único final de semana, concentrando as seguintes atrações: mesa de debate, oficinas, shows musicais, performances artísticas, instalações, feira de livros e contação de histórias.

A partir das 11h, o público poderá se envolver com a instalação poética “Lugar da poesia é na klçd@” ( @lugardepoesiaenacalcada , @erikabviana e @tiago_mine ) que explora a interação entre arte e tecnologia.

Logo após, às 11h30, a Cia. Variante apresenta a peça infanto-juvenil “Cartas que vieram antes de nós (cartas para não esquecer)”, uma história encantadora que conecta passado e futuro por meio de cartas e memórias. Às 12h30, o festival continua com a “Praia Literária”, da Coletiva Achadouras de Histórias, uma instalação infantil que convida as crianças a mergulharem no universo literário de maneira lúdica e criativa.

Às 13h, ocorre a roda de conversa “Dialogando ao som do vinil”, com Tiganá Macedo e Matheus José, que vão compartilhar reflexões sobre a relação entre música e poesia e a poesia de Adão Ventura. Em seguida, às 14h15, o espetáculo “AMATEUR + paixão – técnica”, do Palhaço Satin, promete envolver o público em uma performance cênica marcada por um humor sagaz e inteligente.
Às 15h30, a programação se diversifica com oficinas e lançamentos literários. O público poderá assistir a mostra de processo da oficina do Teatro Mutirão ou conferir os lançamentos dos livros “Mitologia dos Orixás: uma escola de resistência” de Suzete Rodrigues e “Brincadeira sem futuro” de Ricardo Terto. Também será realizada a oficina de colagem e produção de lambes, com a artista Ane, que resgata a arte urbana e a cultura de rua.

Às 16h30, acontece a apresentação do “Jazz na Kombi”, uma experiência única de jazz ao vivo em uma Kombi transformada em palco móvel. Às 18h, o debate “Poesia e Trabalho”, com Heyk Pimenta, Rodrigo Lobo Damasceno, Simone Carleto e Renata Adriana, explora como a poesia pode ser uma ferramenta de resistência e transformação social.
O festival conta ainda com o Dolorianas Show Recital, uma performance que mistura música e poesia para uma experiência intensa de reflexão. E para encerrar, às 21h, Danilo Monteiro se apresenta com seu show “Canção de Cena”, trazendo sua música e poesia para o público, celebrando a arte como forma de expressão.
Com sua programação recheada de arte, cultura e reflexão, o II Festival Literário Floc Vento Leste promete ser um dia de imersão na riqueza da produção literária e artística da periferia.

Tradução »