Dia D de vacinação contra o sarampo acontece neste sábado (30) na capital paulista

Divulgação

 

Pessoas de 20 a 29 anos devem comparecer ao posto de saúde para verificar se situação vacinal está atualizada; recomendação é ter duas doses da vacina tríplice viral

 

    As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de São Paulo estarão abertas neste sábado (30), das 8h às 17h, para a realização do dia D de vacinação contra o sarampo. A atual fase da campanha é focada em pessoas de 20 a 29 anos, que devem comparecer ao posto mais próximo para que um profissional qualificado avalie a necessidade de vacinação.

   A ação tem como estratégia a vacinação seletiva, ou seja, voltada para aqueles que não tenham comprovante de vacinação ou que estejam com o esquema de vacinação incompleto. A recomendação é que pessoas desta faixa etária tenham duas doses comprovadas da vacina tríplice viral, que, além do sarampo, também protege contra caxumba e rubéola. As doses devem ser aplicadas com intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

    Além das UBS, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também irá disponibilizar a vacina em postos volantes em vários pontos da capital paulista. A lista com os locais e horários de atendimento pode ser acessada neste link.  Para saber qual a UBS mais próxima de sua residência, basta utilizar o Busca Saúde.

   A dose contra o sarampo continua disponível nas unidades básicas de saúde para atualização vacinal. Pessoas de até 29 anos devem ter duas doses comprovadas e quem tem entre 30 e 59 anos precisam de ao menos uma dose da tríplice viral.

   Crianças devem ser imunizadas aos 12 meses e aos 15 meses de idade. Por conta do aumento dos casos de sarampo no município neste ano, a recomendação é que crianças a partir de 6 meses até 1 ano também sejam vacinadas. Até 21 de novembro, foram confirmados 7.032 casos da doença na capital paulista. Cinco mortes causadas pelo sarampo foram registradas neste ano.

Tradução »