Central de Achados e Perdidos da CPTM devolveu mais de 20 mil itens no último ano

achados e perdidos

O espaço recebeu, em média, 5,3 mil objetos mensais em 2021 e conseguiu devolver aos donos 32% do total de itens deixados na Central


Mais de 64 mil itens chegaram à Central de Achados e Perdidos (CAP) da CPTM em 2021, fruto do esquecimento dos passageiros que passaram pelas 96 estações das sete linhas e pelos trens da rede de ferrovia.

Estão armazenados na central todos os tipos de objetos. Dos mais comuns, como documentos e carteiras, aos mais inusitados, como pia de banheiro e até um drone, além de cadeira de rodas, muletas, bicicletas, carrinho de bebê, instrumentos musicais e ferramentas em geral.

    No período compreendido entre o Natal e o Ano Novo, foram recebidos cadeira de praia, caixas térmicas, guarda-sol e roupas novas que, em muitos casos, estavam com embrulho de presente. Esses itens chegam ao local pelos próprios passageiros ou pelos funcionários.

Os itens mais perdidos nas estações e trens são documentos (cartões de crédito, RG), seguidos de carteiras, vestuário e chaves. Em 2021, foram recebidos 64.514 itens na central.

    A equipe devolveu 20.787, o que corresponde a 32% do total que voltou às mãos de seus donos no período.

“A nossa central tem como principal objetivo a devolução de documentos e, em alguns casos, faz busca ativa pelo proprietário”, explica Viviane Citroni, Chefe do Departamento de Relacionamento com o Passageiro da CPTM.

A busca ativa pelo proprietário é responsável por 65% das devoluções da CAP, ou seja, 13.443 itens voltaram aos donos pela ação da central.

   A busca espontânea foi feita em 35% dos casos, resultando em 7.344 itens devolvidos.
Desde que foi criada há 22 anos, a CAP da CPTM registra alguns casos curiosos e que comprovam a importância da prestação de serviço aos passageiros.

   Entre esses casos, está o de uma placa de veículo, que a central precisou consultar a Polícia Civil para verificar se não se tratava de placa clonada ou outra condição que inviabilizasse a devolução. Como a placa estava regular, a CAP realizou uma pesquisa e conseguiu contato com a passageira que retirou a placa no dia seguinte, que informou ter perdido a placa ao passar por uma enchente e achava que nunca mais a recuperaria.

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