Câncer de Próstata mata 15.391 homens por ano no Brasil
Prevenção e detecção precoce do câncer de próstata são fundamentais para a cura
Riselda Morais
Se você faz parte do time de homens que resistem a prevenção do câncer de próstata, é hora de se conscientizar e dar mais atenção a sua saúde, fazer os exames e ver se tem alguma alteração. E se tiver, não significa que você vai morrer ou será menos homem, significa sim, que você descobriu a tempo de tratar e se curar.
Considerado uma doença silenciosa, o câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente nos brasileiros e representa 29% dos diagnósticos da doença no Brasil.
Apesar de que 6 em cada 10 casos diagnosticados da doença são em homens com mais de 65 anos, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) alerta que estão mais propensos a ter a doença, homens com mais de 55 anos com excesso de peso e obesidade.
De acordo com informações do INCA aproximadamente 3 milhões de homens vivem com câncer de próstata e 42 homens morrem diariamente em decorrência da doença.
A próstata é uma glândula pequena, localizada logo abaixo da bexiga e a frente do reto, responsável por produzir o fluído, parte do líquido que forma o esperma. O tamanho da próstata aumenta com o envelhecimento.
A resistência dos homens em ir ao urologista, fazer os exames de prevenção, em especial o Toque, aumenta o número de diagnósticos tardios e com menores chances de cura. Quando o câncer de próstata é diagnosticado em estágio inicial as chances de cura são de 95%.
Segundo dados do Instituto Vencer o Câncer 34% dos homens brasileiros descobrem a doença já em fase avançada e o número de mortes causadas por câncer de próstata no Brasil é de 15.391 homens por ano.
Conforme dados do INCA, no biênio 2020 a 2022 serão diagnosticados 65.840 novos casos de câncer de próstata por ano.
De acordo com as estimativas, a letalidade será de 62,95 novos casos por 100 mil homens.
Outro ponto da saúde do homem que merece atenção para se obter o diagnóstico precoce é o câncer de pênis, doença que se não tratada pode levar a amputação do membro.
Conforme estima o INCA devem ocorrer 1.130 novos casos da doença até o final de dezembro deste ano. O câncer de pênis tem como principais fatores de risco a infecção por HIV e a higiene íntima inadequada.
Ainda segundo informações do INCA, as alterações na próstata podem ser benignas ou malignas, para confirmar o diagnóstico é preciso fazer uma biópsia, que consiste em retirar algumas células da próstata e analisar em laboratório.
Os principais sintomas de alterações são:
– Dificuldade de urinar;
– Ardor e jato urinário fraco;
– Demora em começar e terminar de urinar;
– Sangue na urina;
– Diminuição do jato de urina;
– Gotejamento de urina após completar a micção;
– Necessidade de urinar com frequência.
Os oncologistas recomendam que além dos exames de prevenção, PSA e Toque retal (feito por urologista), os homens, para prevenir o câncer de próstata e outras doenças mantenham hábitos saudáveis como:
– Alimentação saudável;
– Atividade física;
– Peso corporal adequado;
– Não fumar;
– Evitar consumo de bebidas alcoólicas.