Cadastro positivo Procon-SP tem algumas restrições
Na segunda-feira (11/11) começou a nova fase da implementação do Cadastro Positivo onde os principais bancos do país começam a enviar compartilhar dados sobre o historio de pagamentos dos consumidores com os gestores do Cadastro. O Procon-SP, órgão da Secretaria da Justiça e Cidadania, vê com reserva esse banco de dados, principalmente em relação a inclusão automática do consumidor no ranking.
“A inclusão neste cadastro deve ser um ato voluntário e não automático, uma vez que viola a garantia da proteção à intimidade e à vida privada das pessoas, expondo a condição econômico-financeira e a vida pessoal de cada um”, explica Fernando Capez, diretor executivo do @proconsp. “As instituições de crédito vão ter acesso a todos os dados do consumidor que vai ter sua vida financeira vasculhada para garantir que é um bom pagador e, não existe certeza nenhuma de que os juros vão realmente cair”, conclui.
Lembrando que, de acordo com as regras deste Cadastro, os consumidores devem ser avisados por meio de e-mail, SMS ou correspondência física, no prazo de 30 dias, sobre a inclusão de suas informações no Cadastro Positivo. Mas se não quiser que suas informações sejam compartilhadas poderá pedir a qualquer momento a exclusão de seu nome do banco de dados. Procon-SP