Arthur do Val: Deputados pedem cassação do mandato de “Mamãe Falei”

Arthur do Val

Na chegada a São Paulo, Arthur do Val tenta explicar áudios com declarações sexistas contra Ucranianas.

Deputados pedem perda de mandato de Arthur do Val por declarações machistas e sexistas sobre mulheres Ucranianas

Por: Riselda Morais – “Repugnante e inaceitável” assim são consideradas as declarações sexistas do Deputado Arthur do Val (Podemos) pelo presidente da Alesp Carlão Pignatari (PSDB).

   Além do presidente, quinze deputados estaduais repudiaram as declarações de caráter machista do ainda Deputado “Mamãe Falei” e assinaram uma representação a ser protocolada no Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) pedindo a Cassação de Arthur do Val por quebra de decoro parlamentar.

Ele será investigado e punido por quebra do decoro parlamentar.

O que dizem os vídeos de Arthur do Val?

  Arthur do Val passou a semana de Carnaval no Leste Europeu, alegando acompanhar a guerra e colaborar com a Ucrânia, no entanto, o comportamento do “Mamãe Falei” em vídeos que vazaram repercutiu o contrário do esperado para uma boa ação.

   Durante a viagem a Ucrânia, Arthur do Val enviou vídeos que circulam nas redes sociais, nos quais o deputado vulgarmente, compara a fila de refugiadas da Ucrânia a fila de uma balada em São Paulo e declara:

“Acabei de cruzar a fronteira a pé aqui, da Ucrânia com a Eslováquia. Eu juro, nunca na minha vida vi nada parecido em termos de ‘mina’ bonita. A fila das refugiadas, irmão. Imagina uma fila de sei lá, de 200 metros ou mais, só deusa. Sem noção, inacreditável, é um bagulho fora de série. Se pegar a fila da melhor balada do Brasil, na melhor época do ano, não chega aos pés da fila de refugiados aqui.”

    Em outros trechos Arthur do Val fala da beleza das Ucranianas e afirma que “são fáceis porque são pobres”. Lamentável um deputado usar termos tão chulos para falar sobre mulheres que estão tendo suas casas, suas vidas e suas famílias destruídas por uma guerra. Que estão sendo obrigadas a deixar seu país para sobreviver.

“São fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’. É inacreditável a facilidade. Essas ‘minas’ em São Paulo você dá bom dia e ela ia cuspir na sua cara e aqui são super simpáticas”, falou Arthur do Val.

    Ao desembarcar em São Paulo o deputado Arthur do Val confirmou ser o autor dos áudios com falas misóginas, pediu desculpas e retirou sua pré-candidatura ao Governo do Estado de São Paulo.

Representação  pede a Cassação do mandato de Deputado por quebra de decoro parlamentar

   Até o momento assinaram a representação que pede a Cassação de Arthur do Val os deputados: Carlos Gianazzi (PSOL); Dr. Jorge do Carmo (PT); Emídio de Souza (PT); Gil Diniz (PL); José Américo (PT); Leci Brandão (PC do B); Luiz Fernando T. Ferreira (PT); Márcia Lia (PT); Maurici (PT); Mônica da Mandata Ativista (PSOL); Patrícia Bezerra (PSDB); Paulo Fiorilo (PT); Professora Bebel (PT); Ricardo Madalena (PL) e Teonílio Barba (PT), mas pode haver mais adesões.

Tradução »