Jornal de Bairro: 1º de setembro marca 129 anos de circulação da imprensa local e do Jornalismo de proximidade
Os Jornais de Bairro em sua luta constante em melhorar a vida da população, impede que milhares de brasileiros vivam em deserto de notícias!
Riselda Morais
Somos jornalismo local, de proximidade, fundamental para uma sociedade mais justa e participativa, fiscalizamos o poder público, prestamos serviço a comunidade, damos voz ao munícipe para que suas necessidades sejam percebidas, lutamos para que suas reivindicações sejam atendidas, com eles e por eles fazemos as denúncias necessárias. Contribuímos com o crescimento das empresas, desenvolvimento do comércio, damos notoriedade as personalidades, divulgamos ações, produtos e serviços.
Em reconhecimento aos nossos esforços e trabalho, em 1999, (ano em que essa jornalista que vos escreve e meu sócio Antonio Carlos fundamos o Jornal do Momento), por iniciativa do jornalista Eduardo Monteiro, o vereador Osvaldo Eneas do Prona, começou a lutar pelo dia do Jornal de Bairro. Em 2000 sugeriu, ao então prefeito Celso Pita, sancionar a Lei para criar o Dia do Jornal de Bairro, mas só em 2004 a Lei nº 13.919 de 6 de novembro de 2004, alterou a redação da lei nº 10.777, de 22/11/89, que instituiu o dia do jornal de bairro através do projeto de lei 840/03, do Vereador Antonio Goulart/PMDB, no entanto, o texto não apontava a data da comemoração em 1º de setembro, data que remete a 1º de setembro de 1895, quando circulou o primeiro exemplar do Jornal de Bairro “O Braz” de propriedade Albino Soares Bairão.
Na prática diária do jornalismo de proximidade, essa jornalista da mídia regional é um instrumento importante para dar voz a população. Através da mídia regional, os veículos de comunicação popularmente conhecidos como Jornal de Bairro têm a missão de encurtar as distancias entre a população e os governantes das três esferas de governo, federal, estadual e municipal; entre o comércio, os produtos, os serviços e os consumidores.
Com o jornalismo de proximidade e com conhecimento de causa, faz denúncias, reivindicações, recebe sugestões do munícipe, informa, estimula a cultura da leitura, divulga os eventos regionais, mostra as melhorias realizadas, alavanca o comércio de bairro, gera empregos, renda e mobiliza a população.
A proximidade com o leitor e com o assunto faz com que a população se identifique e sinta-se representada por ser a melhor forma de explicitar o que o cidadão reivindica, quais as necessidades locais e onde elas estão sendo atendidas ou ignoradas.
Todo o trabalho realizado pelo jornalista de proximidade e pelo Jornal de Bairro, cuja principal característica é a distribuição gratuita, gera custos para as empresas jornalísticas, desde o deslocamento do jornalista, do fotógrafo ou fotojornalista (meu caso); desgaste do equipamento de gravação, da câmera e acessórios, desgaste do veículo, o combustível, o tempo utilizado para cobrir o evento, para transcrever a gravação, redigir a matéria, diagramar, imprimir e distribuir. E atente-se… ninguém tem obrigação de publicar matérias mercadológicas grátis só porque o veiculo é de bairro, existem custos, esforços, respeitem por favor. Como a distribuição é gratuita, a receita obrigatoriamente vem do patrocínio através de matérias mercadológicas ou anúncios publicitários do comércio local, empresas e instituições, logo todo reconhecimento é bem vindo.
Diretamente ligada as tendências política, social, cultural e econômica, a mídia regional evidencia a valorização do bairro e integra o leitor com a cidade onde mora. As pessoas gostam de ler sobre o que acontece em sua região no jornal impresso e cobram da redação o exemplar se ele não chega a sua casa ou ao seu comércio e acreditam em nós e confiam em nossa ajuda na hora de denunciar ou reivindicar. Veja flagrantes de leitura do Jornal do Momento News com a fotojornalista Riselda Morais em campo.
Mesmo com todas as mudanças no consumo da comunicação, a importância do jornalismo de proximidade da mídia regional, a eficácia no modo de divulgação dos Jornais de Bairro e os rumos que norteiam os critérios publicitários para com estes veículos de comunicação continuam se fortalecendo e se atualizando, uma vez que os sites, as redes sociais, os novos canais de comunicação chegaram para acrescentar ao impresso, para quebrar barreiras geográficas e através da tecnologia somada a comunicação, tornar o jornalismo local, o Jornal de Bairro conhecido no Brasil e no mundo.
O Jornal de Bairro protege a comunidade, a população como um todo de viver em um deserto de notícias e agora segue sem barreiras geográficas, sem limites de alcance.
Parabéns Jornais de Bairro, parabéns jornalismo de proximidade!