CCCB comemora 10 anos no Brasil com diversas atrações gratuitas na Av. Paulista
A chegada do Centro Cultural Coreano no Brasil (CCCB) completa dez anos no final deste mês. Para celebrar, a instituição programou uma série de atrações gratuitas na Av. Paulista, que começa neste domingo, dia 22. A principal delas será a abertura da exposição “Florescer”, que ficará em cartaz até janeiro de 2024.
“A exposição trará a arte das flores artesanais de Hanji, feitas em papel ou tecido. Na cultura coreana elas são produzidas para eventos da corte, religiosos ou entre as pessoas comuns como forma de gratidão a quem sempre nos protege e permanece ao nosso lado. Por meio da exposição, queremos agradecer o carinho e a recepção do povo brasileiro com a cultura coreana”, diz Cheulhong Kim, diretor do CCCB.
De acordo com o diretor, a exposição foi pensada para que o público possa vivenciá-la de forma mais orgânica e interativa. “Haverá espaços instagramáveis, experiência em 360º e experiências mais lúdicas, como uma árvore em que os visitantes poderão pendurar em seus galhos bilhetinhos contando sobre seus sonhos e o que esperam do CCCB para os próximos 10 anos”, diz Kim.
A exposição poderá ser vista de segunda à sexta das 10h às 18h30 e aos sábados das 12h às 18h, com entrada gratuita. O prédio do CCCB fica no número 460 da Avenida Paulista, em São Paulo, próximo à estação de metrô Brigadeiro.
B-Boys, percussão e workshops
A programação dos 10 anos do CCCB no Brasil também traz ao público uma apresentação do grupo de break dance 20th Century B-Boys, no dia 22 de outubro, às 12h, em frente ao prédio do CCCB.
Neste dia, quem for ao evento também vai ter a oportunidade de conferir o grupo de percussão Inpungnyu, com suas tradicionais apresentações festivas no país.
Ainda no dia 22, e com apresentações extras no dia 29, a programação também traz demonstrações de Taekwondo, de dança tradicional, performance de DJ e cover de KPOP, além de outras surpresas.
Já entre os dias 22 e 29 de outubro serão oferecidos workshops de “Seo-ye” (caligrafia tradicional coreana), de “Cheongsa-chorong” (lanterna tradicional coreana) e de “Hanji Kkot” (artesanato de flor de papel tradicional coreano).