Botão Alerta SP: App será usado em casos de emergência e violência nas escolas

Alerta

Prefeito Ricardo Nunes e Secretários apresentam Botão AlertaSP. Foto: Riselda Morais

  Aplicativo do Botão Alerta SP estará disponível para sistema android e IOS, para 8 mil escolas públicas e particulares da capital paulista a partir desta quinta-feira (20), botão físico só a partir de 15 dias.

    Riselda Morais – São Paulo – O Botão Alerta SP foi apresentado nesta quarta-feira (19), pelo prefeito Ricardo Nunes na EMEF Major Silvio Fleming  no bairro de Vila Prudente. O aplicativo que deverá ser acionado apenas em situações de emergência e perigo dentro das escolas foi desenvolvido em parceria pelas secretarias municipais de educação e de Inovação e Tecnologia.

    Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a princípio funcionará apenas o aplicativo, o botão físico começará a ser distribuído em 15 dias.

“O nosso grande esforço e a nossa grande missão é fazer de tudo para evitar que seja acionado o botão Alerta SP. É fortalecer a nossa Cultura de Paz, é fortalecer os vínculos com a comunidade escolar” disse Ricardo Nunes e enfatizou o combate ao bullying dentro das escolas e a melhoria das relações entre pais, filhos e comunidade escolar para trabalhar na prevenção. “Se nós fizermos as nossas ações, melhorarmos as nossas relações, para que as pessoas possam olhar mútuo com sentimento de carinho, sentimento de amor […] Aquele coleguinha, aquela pessoa que está sozinha, é aquela pessoa que devemos abraçar”, observou.

     O Botão Alerta SP é restrito aos profissionais das unidades de ensino, inicialmente 10 mil profissionais devidamente cadastrados. O Alerta SP tem sistema integrado e comunicação direta com a Guarda Civil Metropolitana e a Polícia Militar.

      Segundo o prefeito a previsão é de que até o final de abril o APP esteja disponível para todos os professores da rede municipal direta e até o final de maio para todos os professores da rede indireta.

      Segundo a Secretaria da Segurança  Urbana Elza Paulina de Souza, a Guarda Civil Metropolitana tem equipes treinadas e aptas para receber os alertas, atender e lidar com a situação. Elza afirmou ainda que 96 viaturas receberão envelopamento específico para Ronda Escolar e que o tempo estimado entre o acionamento do Alerta e a chegada da viatura é de 5 minutos. 

     O secretário de Educação, Fernando Padula enfatizou que a escola é um ambiente seguro que precisa ser preservado para que as crianças possam estudar e ter um futuro autônomo que lhes é de direito. “Estamos juntos para uma grande ação coordenada de formação e acolhimento, com rodas de conversas, ter a rede atuando nos territórios. Promover os grêmios, promover as condições de mediação de conflitos, com a atuação do NAAPA nos territórios e com o apoio da Assistência Social, da Saúde, fazer ações de promoção da cultura de paz, da não violência”, disse Padula.

Como é feito o cadastramento dos profissionais de educação

  Inicialmente os profissionais estão pré cadastrados por indicação da Secretaria Municipal de Educação e poderão acionar o botão de imediato. No entanto, o profissional de educação que precisar solicitar o Botão Alerta SP precisa de um cadastro com dados pessoais no portal 156.

    Para utilizar  o botão, é necessário solicitar o alerta, escolher entre as escolas cadastradas no cpf em qual é a emergência e confirmar o alerta.

     Segundo o secretario municipal de Inovação e Tecnologia, Bruno Lima o aplicativo é interativo e de fácil utilização no celular tanto com sistema android quanto com o IOS.

     Também estiveram presentes  o Secretario de Comunicação Marcello D’Angelo, o Chefe de Gabinete Vitor Sampaio, o Secretário de Governo Edson Aparecido e outras autoridades, além de vereadores e educadores.

Tradução »