Isolamento social cai em SP: Adesão ideal para controlar a disseminação do COVID-19 é de 70%
Boa parte de população da cidade de São Paulo está colaborando com o isolamento social necessário para controlar a disseminação do COVID-19, mas a adesão ainda não é a porcentagem ideal de 70% apontada pelo médico infectologista David Uip.
As ruas e avenidas da capital paulista estão com maior movimento de veículos e pessoas. A taxa de isolamento social da população, nesta quarta feira (13/04) foi de 47% no estado e 48% na capital paulista. Este índice vem se mantendo desde a terça-feira, 28 de abril, quando caiu para 48%, desde o início das recomendações de isolamento social, as taxas estavam oscilado entre 50% e 59%, percentual máximo registrado foi no domingo de Páscoa (12) .
A preocupação do coordenador do Centro de Contingência do coronavírus em São Paulo é que se não houver uma boa adesão da população ao isolamento social, se as distâncias de segurança não forem obedecidas, o COVID-19 se dissemine em uma velocidade que o número de leitos disponíveis no sistema de saúde não seja suficiente para atender a população.
O Sistema de Monitoramento Inteligente (SIMI-SP) é uma central que analisa os dados de telefonia móvel e através das operadoras tem acesso a geolocalização do usuário e seus deslocamentos, podendo assim, verificar onde o isolamento social tem maior adesão e onde precisa que sejam reforçadas as medidas de controle ao COVID-19.29