Campanha Outubro Rosa promove ação de conscientização nos serviços de Saúde da capital

      O câncer de mama pode ser tratado quando é detectado logo no início, o que coloca a mamografia, o autoexame e o acesso à informação como grandes aliados das mulheres. Além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA) e hospitais, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) conta com Serviços de Referência de Mama (SRM), que já realizaram 68.730 mamografias, 18.932 consultas em mastologia e 2.891 procedimentos cirúrgicos entre janeiro de 2018 e junho de 2019.

            Na luta contra a doença os 59.700 novos casos de câncer de mama em mulheres esperados pra o biênio 2018-2019 em todo o Brasil, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), fortalecem-se as atividades com a campanha Outubro Rosa. No município de São Paulo, no mesmo período, são esperados 5.900 casos, e com o objetivo de alertar a população feminina e promover a conscientização sobre a doença, a SMS promoverá, por meio de suas Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) e hospitais municipais, ações relacionadas à saúde da mulher ao longo de todo o mês.

            Entre as atividades destacam-se palestras e rodas de conversa sobre prevenção do câncer de mama; importância do autoexame; oficinas de maquiagem; orientação em salas de espera com temática para rastreio de câncer de colo de útero e de mama; prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST); coleta de Papanicolau, entre outras.

            “Tivemos um grande ganho na batalha contra o câncer de mama, por meio dos 11 Serviços de Referência de Mama que reduziram o tempo de encaminhamento de casos positivos para seu efetivo tratamento. Estes centros, além de realizar mamografias, oferecem atendimento especializado em mama, onde o mastologista antecipa a realização da biópsia, quando necessária. Antes destes serviços, a paciente aguardava em média, 86 dias para uma consulta com o especialista e agora este tempo foi reduzido para 37 dias, em média. Quando a biópsia é positiva, a paciente é imediatamente encaminhada ao serviço de onco-mastologia e é atendida em cerca 23 dias (antes este tempo era de 41 dias)”, afirma a responsável pela área técnica de Saúde da Mulher, Sônia Raquel.

            Esses serviços têm o objetivo de melhorar e ampliar o acesso e a qualidade dos atendimentos voltados à saúde da mulher, apoiando a rede de Atenção Básica na avaliação diagnóstica e seguimento das alterações mamárias.

            O Outubro Rosa é conhecido mundialmente como o mês voltado para ações relacionadas à prevenção e diagnóstico do câncer de mama, com o objetivo de disseminar os cuidados e encorajar as mulheres a realizarem seus exames.

            As iniciativas são consideradas fundamentais para a prevenção, visto que, nos estágios iniciais, a doença é silenciosa, ou seja, o portador não exibe os sintomas. “Por isso, a mamografia é uma ferramenta importante para identificar um possível câncer quando muito pequeno”, disse Sônia. “Nossas metas são a melhoria do acesso, o diagnóstico precoce, o tratamento oportuno e consequente redução da mortalidade por esta doença”, completou.

            “O estímulo ao autocuidado e a disseminação da informação entre as mulheres nestes encontros e nos ambientes familiares/sociais, podem contribuir para salvar vidas”, finalizou a médica.

            O laço na cor rosa está relacionado à campanha do Outubro Rosa e é o símbolo internacional usado por empresas e organizações na luta contra a doença, e por isso, a cor rosa ilumina a fachada de diversas instituições e monumentos.

Tradução »