Pólo
O seu jornal de notícias impresso e na internet!

JORNAIS DA EMPRESA JORNALÍSTICA ACRM

Home Contato Culinária Diversão Editorial Educação Empresa Imóveis Negócios Notícias Parceiros Poesias Policial Política Saúde
EDITORIAl

Seu voto é a sua voz, faça-se ouvir através das urnas!

Divulgação
Por: Riselda Morais

Nos últimos tempos, o que mais temos presenciado é a insatisfação da população com os governantes. Essa insatisfação tem sido demonstrada através de manifestações, panelaços, protestos, reclamações e denúncias. É evidente que a corrupção está em evidencia no País, não há dúvidas que ela sempre existiu, mas agora ela está sendo mais investigada, mais denunciada e mais punida também. No entanto a população está mais indignada e pagando um preço alto pelos erros daqueles a quem elegeram, cujo resultado de seus mandatos falhos são a inflação, o desemprego, a saúde de má qualidade, o desrespeito com o cidadão, a crise financeira e política brasileira. Vale ressaltar que nada adiantará todas as manifestações e reclamações populares se na hora de votar o eleitor esquecer quem são os corruptos e os eleger outra vez. 
Em 02 de outubro, primeiro domingo do mês, será realizado o primeiro turno das eleições municipais 2016, nas quais serão eleitos prefeitos e vereadores em todo o país. O segundo turno será realizado no último domingo do mês, em 30 de outubro, somente em cidades com mais de 200 mil eleitores. Se abster de votar não é a solução e nem uma boa resposta, a melhor forma de fazer valer o seu voto é votar certo. Procure conhecer seu candidato, a história política dele, o comportamento durante a campanha: -Ele está respeitando as regras de campanha?. - Está apresentando plano de governo ou só atacando o adversário?. Em mandatos anteriores ele agiu pelo povo, pelo coletivo ou pelo partido?. - Fez-se presente junto ao povo ou desapareceu e reapareceu agora?. Analise, procure saber e jamais troque seu voto por pequenos favores. A hora é de mudar a história política brasileira. É hora de valorizar seu voto e fazer valer sua vontade.
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos, maiores de 16 e menores de 18 anos, conforme o artigo 14 da Constituição Federal. Os jovens eleitores de 16 e 17 anos que pretendam votar podem tirar o título eleitoral ou solicitar transferência de município até 04 de maio. O prazo é válido também para o eleitor que mudou de residência dentro do mesmo município pedir a alteração de endereço no seu título eleitoral. O prazo vale, ainda, para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida solicite sua transferência para uma seção eleitoral especial, a fim de que possa exercer o direito ao voto com mais tranquilidade e sem obstáculos de ordem urbana.
Os mais de 143 milhões de eleitores estão fazendo o recadastramento biométrico gradativamente em todo o país, este sistema eletrônico de votação deve tornar a votação mais rápida e oferecer mais segurança nos resultados.
O eleitor já pode se inscrever como Mesário Voluntário das Eleições. O trabalho de mesário voluntário nas eleições é a oportunidade que o eleitor tem de exercer sua cidadania e contribuir diretamente para o processo democrático brasileiro. Qualquer cidadão pode contribuir com o processo eleitoral e os interessados em participar já pode se inscrever no programa Mesário Voluntário da Justiça Eleitoral. Para isso, basta clicar no link disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na opção Eleitor – Mesário Voluntário e preencher um cadastro ou comparecer a um cartório eleitoral de sua cidade.
As prévias dos partidos para a escolha dos candidatos já tiveram início. De acordo com as novas regras, as campanhas começarão oficialmente em 16 de agosto e terá duração de 45 dias. O prazo de filiação do candidato ao partido pelo qual disputará a eleição é de seis meses antes da eleição, até o fim de março. As convenções partidárias para escolha dos candidatos, deverão ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. O prazo para registro de candidatos pelos partidos políticos e coligações nos cartórios deve ser feito até as 19h do dia 15 de agosto de 2016 e as propagandas começam a ser transmitidas nas rádios e TV em 26 de agosto.
Nestas eleições que o eleitor não vote em partido, nem em legenda e nem se abstenha de votar. Vote no candidato capaz de trabalhar por toda a população, que trabalhe em parceria, que vise o bem coletivo e não apenas pelos próprios interesses! Lembre-se que o seu voto é a sua voz, faça-o valer, faça-se ouvir através das urnas!

 

VOLTAR

ATENÇÃO: Melhor visualização em resolução de 1024x768

© Riselda Morais