Cultura

Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro comemora os 20 anos do O Buraco d’Oráculo

          Contemplado pela a 5ª Edição do Prêmio Zé Renato de Teatro, o grupo paulistano O Buraco d’Oráculo comemora 20 anos de história com a montagem de Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro, cuja temporada de estreia ocorre no formato de circulação pelas cinco regiões da cidade de São Paulo.
          São 20 apresentações grátis que acontecem até o dia 25 de março, privilegiando os espaços públicos ocupados por coletivo de artes.
          O espetáculo, dirigido por Elizete Gomes, é uma intervenção urbana, um mosaico de poemas extraídos da obra de Ray Lima que foram costurados dramaturgicamente a partir do conceito da cenopoesia: expressão artística que mistura imagens, gestos, canções e palavras na composição de uma mesma expressão artística. Os fragmentos poéticos que permeiam a encenação convergem para um tema central: a séria questão político-social da disputa de poder.
          Em cena, os atores Edson Paulo Souza, Lu Coelho, Luiza Galavotti, Mizael Alves e Nataly Oliveira interpretam poemas em formato de cenas, de poesia teatralizada que transita com leveza entre o cômico e o dramático, provocando o espectador, seja pela sutileza poética ou pela contundência dos temas sociais. Desta forma, O Buraco d’Oráculo ultrapassa os limites do teatro prosaico e do recital de poesias. As cantigas originais, executadas ao vivo, foram criadas por Júnior Santos e Ray Lima.
          Os locais de apresentação são: Teatro Flávio Império (Cangaíba), Teatro Pandora (Perus), Ocupação Casa no Meio do Mundo (Jardim Brasil), Largo São Bento (Centro), Cine Campinho (Jardim Bandeirantes), Conjunto Residencial Prestes Maia (Cidade Tiradentes), Centro Cultural Arte em Construção (Cidade Tiradentes) e Sarau Pretas Peri (Itaim Paulista), Comunidade Quilombaque (Perus), Ocupação Coragem (Itaquera), Parque São Rafael, Largo do Campo Limpo, Casa de Cultura Salvador Ligabue (Freguesia do Ó), Arsenal da Esperança (Bresser), CDC Vento Leste (Cidade Patriarca) e Ocupação Canhoba (Perus). A pré-estreia aconteceu no dia 4/2, na Praça do Casarão (Jardim Helena).
          Segundo a diretora, a intervenção “faz uma colagem da obra do poeta Ray Lima, explorando diversos sinais, signos, sons, cores, movimentos, objetos e palavras que, somados, funcionam como dispositivos para a manifestação da liberdade entre os atores e o público”.  Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro é uma aposta do Buraco d’Oráculo no tênue limite entre a realidade e a representação artística, onde a mediação entre esses dois pontos é feita pelo espectador que ora atua, ora contempla, inserido em um espaço cênico profanado, que se move apenas pela força lírico-dramática-épica da cenopoesia.
Ficha técnica
Espetáculo: Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro
Textos e dramaturgia: Ray Lima
Direção: Elizete Gomes
Elenco: Edson Paulo Souza, Lu Coelho, Luiza Galavotti, Mizael Alves e Nataly Oliveira
Concepção de figurinos e adereços: Luciano Wieser com colaboração de Raquel Durigon
Músicas: Júnior Santos e Ray Lima
Preparação vocal: Cadu Wintter
Colaboração dramatúrgica: Luciano Carvalho
Projeto gráfico: Jadiel Lima
Técnico: Romison Paulo
Produção e idealização: O Buraco d’Oráculo
Apoio: Prêmio Zé Renato de Teatro para a Cidade de São Paulo – 5ª Edição/2016
Sinopse: Intervenção teatral que utiliza a poesia de forma dramatúrgica, a partir dos princípios da cenopoesia em que imagens, gestos, canções e palavras se misturam. Os poemas aparecem em cenas fragmentadas que transitam entre o cômico e o dramático com leveza poética e também de forma contundente tocando em temas sociais.
Programação – próximas apresentações

17 e 18/2 (sábado e domingo, às 17h)
Local: Teatro Flávio Império – Rua Prof. Alves Pedroso, 600 – Engenheiro Goulart, Cangaíba. Tel: (11) 2621-2719.

23/2 (sexta, às 19h)
Local: Ocupação CORAGEM – COHAB II – Rua Vicente Avelar, 53 – José Bonifácio, Itaquera (estação José Bonifácio da CPTM).

24/2 (sábado, às 16h)
Local: Parque São Rafael
Praça Oswaldo Luiz da Silveira, S/N – Parque São Rafael. (Região do Grupo Rosas Periféricas).

25/2 (domingo, às 16h)
Local: Largo do Campo Limpo
Largo do Campo Limpo S/N – Campo Limpo. (Região do Bando de Trapos / CITA).

2/3 (sexta, às 20h30)
Local: Casa de Cultura Salvador Ligabue (Biblioteca) – Largo da Matriz, S/N – Freguesia do Ó.

3/3 (sábado, às 19h)
Local: Comunidade Quilombaque – Travessa Cambaratiba, 5 – Perus.

4/03 (domingo, às 17h)
Local: Arsenal da Esperança – Rua Dr. Almeida Lima, 900 – Bresser.

9/03 (sexta, às 16h)
Local: CDC Vento Leste (Clube da Comunidade) – Rua Frederico Brotero, 60 – Jardim Tirana, Cidade Patriarca. (Espaço de atuação do Coletivo Dolores).

10/3 (Sábado, às 16h)
Local: Ocupação Artística Canhoba – Rua Canhoba, 299 – Vila Fanton, Perus. (Espaço do Grupo de Teatro Pandora).

11/3 (domingo, às 16h).
Local: Ocupação Casa no Meio do Mundo – Rua Itamonte, 2008 – Jardim Brasil. (Espaço do Coletivo Casa no Meio do Mundo).

15 e 16/3 (quinta e sexta, às 17h).
Local: Largo São Bento – Centro. Metrô São Bento.

17/3 (sábado, às 17h)
Local: Cine Campinho – Rua Alessio Prates, S/N – Jardim Bandeirantes. (Espaço do Coletivo Cine Campinho).

18/3 (domingo, às 16h).
Local: Conjunto Residencial Prestes Maia – Praça José Ribeiro Carvalhais, S/N – Cidade Tiradentes.

22 e 23/3 (quinta e sexta, às 17h).
Local: Largo São Bento – Centro. Metrô São Bento.

24/3 (Sábado, às 19h).
Local: Centro Cultural Arte em Construção – Av. dos Metalúrgicos, 2100 – Cidade Tiradentes. (Espaço do grupo Pombas Urbanas).

25/3 (domingo, às 17h).
Local: Sarau Pretas Peri – Rua Manuel Álvares Pimentel, 432 / 442 – Jardim Camargo Velho, Itaim Paulista.

Serviço:
Espetáculo: Pelas Ordens do Rei Que Pede Socorro
Circulação: 17 de fevereiro a 25 de março
Ingressos: Grátis.
Classificação: Livre. Duração: 50 min. Gênero: Teatro de rua (Cenopoesia)
Informações: (11) 98152-4483
Programação completa: http://www.buracodoraculo.com.br

Carnaval de Rua 2018 bate recorde com 493 desfiles por toda a cidade

Prefeitura vai disponibilizar banheiros, o dobro de ambulâncias e toda a infraestrutura necessária para que os foliões aproveitem a festa com segurança

De Secretaria Especial de Comunicação

          O Carnaval de Rua 2018 da cidade de São Paulo começa no próximo fim de semana. Durante toda a festa, que irá ocorrer entre os dias 3 e 18 de fevereiro, serão 493 desfiles por todas as regiões da capital. A expectativa da Prefeitura é que quatro milhões de pessoas participem do evento. O ponto principal da festa será a Avenida 23 de Maio, na Zona Sul, onde são esperadas mais de 500 mil pessoas durante o desfile de grandes blocos.
          Apenas no pré-carnaval, nos dias 3 e 4, serão 187 desfiles em vias da capital paulista. Durante os três finais de semana do carnaval haverá 183 desfiles na Zona Oeste, 125 no Centro, 74 na Zona Norte, 54 na Leste e 55 na Zona Sul.

Itens

 

2016

 

2017

 

2018

 

%

Número desfiles

 

306

 

391

 

493

 

27%

Número de agentes de trânsito

 

1700

 

2900

 

3000

 

3%

Diárias de banheiros químicos

 

8108

 

14000

 

21000

 

50%

Postos Médicos

 

48

 

48

 

80

 

67%

Ambulâncias de remoção

 

242

 

365

 

860

 

136%

Ambulâncias com UTIs

 

122

 

209

 

480

 

130%

Agentes vistores e de apoio

 

130

 

385

 

485

 

26%

Ambulantes credenciados

 

3775

 

8000

 

10000

 

25%

          A região da Sé receberá o maior número de desfiles este ano, 125, seguida de Pinheiros com 101, e Vila Mariana com 43. Apopulação poderá acompanhar a programação no site oficial Carnaval de Rua de São Paulo (www.carnavalderua.prefeitura.sp.gov.br). A ferramenta vai oferecer o cronograma completo das agremiações por data, horário e bairros, além de dados sobre os blocos, como percurso, público estimado e como chegar aos locais dos desfiles. O objetivo é ser a fonte oficial de informações para os paulistanos e turistas que virão para a capital aproveitar o feriado de folia. As dicas servem para os foliões e para quem quer fugir dos desfiles, já que as rotas podem ser consultadas.
          Os blocos foram cadastrados pela Comissão de Carnaval e os trajetos organizados em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Os grupos aprovados receberam uma autorização especial, que garante estrutura e acompanhamento pela equipe da Prefeitura, a fim de garantir segurança e conforto dos foliões.
          Durante todo o Carnaval, a Prefeitura disponibilizará banheiros químicos, ambulâncias de remoção, ambulâncias com UTIs, agentes vistores e de apoio, alem da infraestrutura necessária para que os foliões aproveitem a festa com conforto e segurança. Dez mil ambulantes foram cadastrados para atuarem em todas as regiões. O evento será integralmente patrocinado pela iniciativa privada, selecionada por meio de Chamamento Público. A Dream Factory, parceira oficial do Carnaval 2018, será responsável pela operação do evento.
          Segundo o secretário das Prefeituras Regionais, Cláudio Carvalho, haverá uma central no COPOM monitorando as principais regiões da cidade com todo o apoio da CET, SPTrans e das demais secretarias envolvidas na ação “Esse ano as Prefeituras Regionais interagiram diretamente com os blocos pois nós temos que ter uma forma mais segura de organizar o carnaval. O diálogo foi muito bom e as regionais também estarão fazendo o monitoramento nos três finais de semana”, finalizou.
23 de Maio
          A Avenida 23 de Maio é a grande novidade do Carnaval de Rua 2018 e será o ponto principal da folia. No dia 11, desfilam os blocos CHÁ ROUGE, Vou De Taxi (SUNDAY JR), Domingo Ela Não Vai e Bloco do Desmanche. No dia 12, o Pinga Ni Mim sairá às ruas. O Bloco dos Invertidos se apresentará no feriado de carnaval, 13. Por fim, o Bloco do Baiana System e Bloco do Largadinho encerrarão as atividades no dia17. Acantora Claudia Leitte e o grupo Rouge animarão os foliões na Avenida 23 de Maio.
Palcos
          A região central terá um palco fixo no Vale do Anhangabaú durante todo o período do Carnaval. Atrações como Rincon Sapiência Convida Linn da Quebrada e Black Alien, e DJ Nyack se apresentarão no primeiro dia de folia, 3. No dia 4, a festa fica por conta de Alceu Valença e das DJs Luanda e Cecília (Fiebre EnLa Selva).
          No sábado de Carnaval, dia 10, os shows são de Johnny Hooker e o DJ Rodrigo Bento (Pilantragi). No dia 11, Heavy Baile Convida MC Carol e BADSISTA. No dia 12 será a vez do Carnaska trazer para o público a banda jamaicana The Skatalites, o músico Victor Rice e o DJ Bruno Felix (Sicilian Sounds).
          Dia 13 é a vez do Raça Negra e Balada das + Lindas. No primeiro dia de pós-carnaval, dia17, acantora Ana Rafaela e a banda Francisco El Hombre animarão os foliões do centro de SP. No dia 18, Baby do Brasil e DJ Tutu Moraes encerrarão toda a programação do Carnaval de Rua no Vale do Anhangabaú.
          Haverá também palco fixo no M’Boi Mirim. Sandália de Prata Convida BNegão e Sandália de Prata Convida Fernanda Abreu garantem a festa nos dias 3 e 4 de fevereiro.
          Pirituba recebe Clube do Balanço Convida Simoninha e Clube do Balanço Convida Paula Lima nos dias 10 e 11. Itaquera terá as apresentações de Berço do Samba de São Mateus Convida Monarco no dia 17, e Berço do Samba de São Mateus Convida Velhas Guardas da Camisa Verde e Branco e Nenê da Vila Matilde no dia 18.
Desfiles neste fim de semana
          187 desfiles abrirão o Carnaval de Rua de São Paulo neste fim de semana. Com um público estimado em mais de 100 mil pessoas, o megabloco ALCEU VALENÇA – BLOCO BICHO MALUCO BELEZA arrastará a multidão na Vila Mariana no dia 3 de fevereiro. O bloco sairá às 12h30 da Av. Pedro Alvares Cabral e irá em direção ao Monumento às Bandeiras, onde encerra o desfile às 18h30.
          Com público estimado de 50 mil a 100 mil pessoas, os blocos TOCA UM SAMBA AI e FERVO DA MULHER também animarão os foliões no dia 3. O primeiro levará para Pinheiros as bandas Vale O Que Vier e Inimigos da HP, tendo início às 14h na Avenida Brigadeiro Faria Lima, 104 e terminando às 19h no Largo da Batata. Já o segundo terá início 12h30 na Av. Pedro Alvares Cabral e concluirá o desfile às 18h30 no Obelisco do Ibirapuera.
          No dia 4 é a vez do MONOBLOCO arrastar foliões para região da Vila Mariana. A concentração começará às 14h e a dispersão será às 19h, ambas no Obelisco. A Sé receberá o bloco ACADÊMICOS DO BAIXO AUGUSTA. A concentração será às 15h na Rua da Consolação, entre R. Antonio Carlos e R. Matias Aires, e a dispersão na Rua da Consolação até Avenida São Luis, às 20h. Os dois blocos têm a expectativa de recebe um público acima de 100 mil pessoas.
Desfiles no feriado de carnaval
          Durante o feriado de carnaval, mais de 49 desfiles estarão espalhados pela cidade. O tradicional bloco de Pinheiros Vai Quem Qué, fundado em 1981, anima os foliões no dia13. Aconcentração acontecerá na Praça Padre Séptimo Ramos Arante, às 15h30.
          O bloco QUE CASAR QUE NADA promete ser o mais agitado de Pinheiros. Com expectativa de receber de 50 mil a 100 mil foliões, o desfile acontecerá às 12h na Faria Lima (Pirajá) e concluirá o trajeto até a Chopin Tavares, às 17h.
Desfiles no pós-carnaval
          Os eventos de Carnaval de Rua de São Paulo encerram as atividades nos dias 17 e 18 de fevereiro com 107 desfiles. No primeiro dia, a Vila Mariana receberá a cantora Claudia Leitte com o Bloco do Largadinho. O desfile terá início às 12h na Av. 23 de Maio, no Viaduto Santa Generosa e terminará às 17h no Viaduto Pedroso. Espera-se a participação de mais de 100 mil foliões.
          No dia 18, PIPOCA DA RAINHA da rainha pretende arrastar esse mesmo público pelas ruas da Sé. O desfile começará às 15h na Rua da Consolação, entre R. Antonio Carlos e R. Matias Aires, e terminará às 20h na Rua da Consolação até Avenida São Luis.
Desfiles em Pinheiros
          A região de Pinheiros é um dos principais pontos de concentração de pessoas durante os carnavais de rua. Para assegurar a segurança e conforto dos participantes do evento e não prejudicar os moradores locais, a Prefeitura Regional publicou, em dezembro, a Portaria 36, que estabelece as regras durante o período, entre às quais a proibição de desfiles em 43 vias. Também haverá a Zona Especial de Atenção ZAE na Vila Madalena.
          No Largo da Batata, o Bloco da Favorita terá um palco fixo animando o público de até cinco mil pessoas com ritmos variados.
Vila Madalena
          Não haverá desfiles de blocos e ambulantes, apenas comércio local, na Zona de Atenção Especial Vila Madalena, que fica no quadrilátero entre as ruas Wisard, Girassol, Inácio Pereira da Rocha e Simão Álvares. O acesso à área de atenção será restrito a 5 mil usuários. Não será possível a entrada de veículos e usuários que portem garrafas de vidro e bebidas alcoólicas.
          Os moradores do entorno deverão apresentar documento e comprovante de residência. O controle de acesso começa às 11 horas e, às 17 horas, será proibida a entrada na ZAE.
Regras para os desfiles
          De acordo com a Portaria 48/SMPR/2017, como nos outros anos, as zonas residenciais serão preservadas, com horário para dispersão.
       Coube aos blocos cadastrar separadamente cada desfile, com descritivo do percurso proposto. Eles também são responsáveis pela adequada ocupação do espaço público e assegurar a integridade dos foliões, além de minimizar ao máximo o impacto causado à cidade.
          Foi obrigatório aos blocos, cordões carnavalescos, bandas e /ou similares com previsão de público acima de 25 mil foliões a apresentação do plano de segurança para o desfile.
Trânsito
          Com o objetivo de incentivar a população a curtir o Carnaval de rua em São Paulo, a Secretaria de Mobilidade e Transportes (SMT) elaborou esquemas especiais para privilegiar o uso do transporte público nos dias de folia e garantir a segurança viária.
          Os mais de 14 mil ônibus municipais receberão edição especial do Jornal do Ônibus com informações sobre como utilizar o sistema, além outra edição com informações específicas sobre alteração de linhas.
          Nos pontos de ônibus da região central, haverá adesivos com informações sobre desativação do ponto e local onde estará um fiscal da São Paulo Transporte (SPTrans) disponível para passar informações para o passageiro. Durante o Carnaval, 900 fiscais da SPTrans estarão nas ruas para ajudar a população.
         Além de todo o sistema de comunicação dentro de ônibus e nos pontos, a SPTrans também deixará as informações disponíveis em seu site em tempo real (sptrans.com.br/carnaval) e nas redes sociais.
          A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também estará nas ruas reforçada para aumentar a segurança no trânsito.
Bloco Amigo da Cidade
          Os blocos, cordões e bandas poderão aderir voluntariamente ao selo “Bloco Amigo da Cidade”. A iniciativa tem o objetivo de executar ações de cidadania e cooperação de limpeza nas vias durante e após a realização de seus desfiles. Neste ano, mais de 400 desfiles receberam o selo.

Carnaval da Alvinópolis chega à sua 87ª edição

O maior evento de Carnaval em Bairro acontece na Vila Esperança

          A Prefeitura Regional Penha fez em 2017 e 2018 reuniões de planejamento e organização para o Grande Carnaval da Vila Esperança 2018, reunindo a União das Escolas de São Paulo (UESP) e órgãos públicos envolvidos, PM, GCM, CET, entre outros.
           O Carnaval de Vila Esperança é um dos eventos mais antigos e tradicionais da cidade de São Paulo. Em 2018, será a 87ª edição, para um público estimado de 30 mil pessoas por dia. Nos três dias de Carnaval, serão esperados 120 mil visitantes para a região, em 2017 foram estimadas mais de 100 mil pessoas.
          Considerado o segundo maior Carnaval da cidade de São Paulo, o Carnaval da Vila Esperança só tem um público menor que os desfiles realizados no Anhembi.
             Com localização próxima a duas estações do metrô e de ônibus (Penha e Vila Matilde), considerando ainda vias de acesso como Av. Radial Leste, Amador Bueno, São Miguel, o Carnaval de Rua da Alvinópolis, na Vila Esperança, impõe respeito e sua organização passa por Prefeitura Regional Penha, UESP-União das Escolas de Samba Paulistanas, Polícia Militar do Estado de São Paulo, Guarda Civil Metropolitana, CET, SPTRAN. E ainda a colaboração do Metrô e de toda a comunidade.
       A infraestrutura conta com arquibancada direcionada a idosos e portadores de necessidades especiais, um camarote para autoridades e convidados, ampla área de alimentação, banheiros químicos, além da segurança proporcionada pela PM e GCM, sob apoio e supervisão da PRPenha.
            Neste ano, teremos 28 agremiações com tempo de desfile de 40 minutos por escola. Na abertura do Carnaval no dia 10 de fevereiro, a partir das 18h20, pelo Desfile Oficial irão desfilar: Cacique do Parque, Primeira da Aclimação, Lavapés, Cabeções de Vila Prudente, Estação Invernada, TUP, Explosão da Zona Norte, Unidos de Guaianases, Os Bambas, Folha Verde, Estrela Cadente, Isso Mesmo e Portela Zona Sul.
          Desfile dos Pleiteantes: No domingo 11 de fevereiro, a partir das 18h40, temos pelo Grupo III de Escola de Samba: Primeira de Ermelinense e Filhos do Zaire. 
            Dia 12 de fevereiro, a partir das 19h20 pelo mesmo grupo: Comunidade Samba na Sombra.
No Desfile Oficial, do dia 11 de fevereiro, a partir das 20h20, as escolas: Valença Perus, Imperatriz da Sul, Dragões de Vila Alpina, Mocidade Robruense, Em Cima da Hora e Príncipe Negro.
          No dia 12 de fevereiro: Imperatriz da Paulicéia, União de Vila Albertina, Só Vou Se Você For, Iracema Meu Grande Amor, Passo de Ouro e Unidos de São Miguel.
Serviço:
Carnaval da Alvinópolis
Dias 10 e 11 de fevereiro
Horário: a partir das 18h
Rua Alvinópolis (do metrô Vila Matilde ao metrô Penha)

 

Centro Cultural Municipal da Vila Formosa
PROGRAMAÇÃO Fevereiro 2018

A Princesa Engasgada

          A Peste, Cia. Urbana de Teatro conta a história de um grupo de comediantes, os clowns Laurel, Harpo e Groucho, que na busca pelo sustento chegam a uma cidade e em praça pública, apresentam a peça A Princesa Engasgada. O enredo mostra um camponês que é confundido com um médico e obrigado a curar a filha do rei, uma princesa que se engasgou com uma espinha de peixe. A sorte e a esperteza do humilde camponês fazem dele o médico mais famoso do reino a partir daí. O texto é baseado numa lenda medieval que deu origem à peça Médico à Força, de Molière.
Data: 03/02/2018 (Sábado)
Horário: 16:00
Duração: 60 min.
Gênero: Teatro Infantil
Indicação etária: Livre
Local: Teatro Zanoni Ferrite – Centro Cultural Municipal da Vila Formosa
Ingresso: Entrada Gratuita, retirada de ingresso 1h antes, limitado um par por pessoa.

Flávia Oliveira – Meu canto para Dona Ivone Lara

          No Espetáculo “Meu Canto para Dona Ivone Lara” A cantora e compositora Flavia Oliveira homenageia sua maior influencia musical.
          Hoje com 96 anos, a carioca Dona Ivone Lara é cantora, compositora e instrumentista da escola de samba Império Serrano e foi considerada a mais representativa personalidade feminina do Samba Brasileiro.
          O Espetáculo traz para o palco uma banda de 7 elementos entre cordas, percussões, sopros e vozes e um belíssimo repertorio extraído da pesquisa “O lado B de Ivone Lara” onde Flavia explorou por completo as obras da compositora e destacou músicas de grande importância em sua discografia que não tiveram o destaque merecido na grande mídia.
Gênero: Música
Data: 03/02/2018 (Sábado)
Horário: 20:00
Duração: 60 min.
Indicação etária: Livre
Local: Teatro Zanoni Ferrite – Centro Cultural Municipal da Vila Formosa
Ingresso: Entrada Gratuita, retirada de ingresso 1h antes, limitado um par por pessoa. 

Cantoria Animada

          Grupo de músicos que se apresentam em festas e eventos infantis tocando e cantando com as crianças divertidas canções do repertório tradicional e também atual, tais como: Alecrim, O sapo não lava o pé, O Pato (Toquinho e Vinicius), Aniversário (Palavra Cantada), Yellow Submarine (The Beatles) e Carimbador Maluco (Raul Seixas).
          Explorando o lado lúdico das canções, dos sons, dos bichos, dos instrumentos e das brincadeiras de roda, a apresentação dura cerca de 45 minutos de muita CANTORIA ANIMADA e interação com a criançada!
Gênero: Espetáculo Musical / Show
Data: 04/02/2018 – (Domingo)
Horário: 16:00
Duração: 45 min
Indicação etária: Livre
Local: Teatro Zanoni Ferrite – Centro Cultural Municipal da Vila Formosa  
Ingresso: Entrada Gratuita, retirada de ingresso 1h antes, limitado um par por pessoa.

Carnaval da Trupe

          Resgatando marchinhas tradicionais e misturando as músicas atuais, a Trupe, que é um pé de histórias, deixa florescer o amor entre um folião e uma boneca que ganha vida.
Gênero: Espetáculo Musical / Show
Data: 06/02/2018 – (Terça)
Horário: 15:00
Duração: 60 min
Indicação etária: Livre
Local: Biblioteca Paulo Setúbal – Centro Cultural Vila Formosa
Ingresso: Entrada Gratuita, sem necessidade de retirada de ingresso.

Iniciação ao circo (Oficina) 

          Todas as atividades contam com aquecimento e alongamento seguido de preparo físico uma roda de conversa para explica qual será o andamento da oficina de circo, tendo em vista um cronograma que se adéqua ao espaço físico, passando assim pelas linguagens do circo, acrobacia em grupo e individuais, adágio, manipulação de objetos, equilíbrio, mímica o corpo poético, linguagem corporal dança acrobática, flexibilidade e alongamento, trecho do filme outros mundos de Cirque du Soleil e Cirque plume assim mostrando as diferença entre contemporâneo e o tradicional.
Gênero: Oficina
Data: 07/02/2018 a 17/03/2018 (quarta)
Horário: 19h00 min
Duração: 120 min
Gênero: Oficina
Indicação etária: Livre
Local: Centro Cultural Municipal da Vila Formosa (Sala Multiuso)
Inscrições on line pelo link https://goo.gl/forms/S03Ggs5R2bVLjGQp1  até o dia 05/02

Oficina de Origami

          O origami tem sua origem no Japão no Século III, no inicio era utilizado em cerimoniais religiosos. Com o passar do tempo ele tornou um tipo de arte matemática oferecendo infinitas possibilidades de aplicação sendo utilizado na NASA em projetos de Satélites e na medicina em instrumentos cirúrgicos.
          Vamos aprender essa arte milenar e criar objetos divertidos e muito bonitos.
Gênero: Oficina
Data: 17/02/2018 a 11/03/2018 (sábado, domingo)
Horário: 15h00 min
Duração: 60 min
Indicação etária: a partir de 08 anos
Local: Centro Cultural Municipal da Vila Formosa (Sala Multiuso)
Inscrições pelo link que será informado na nossa Página do Facebook.
‘’Centro Cultural Vila Formosa’’ a partir do dia 05/02.

Abadá Badú – 1º Bloco de Carnaval Infantil com as Charangosas

“Ó abre alas,
Que eu quero passar,
Ó abre alas…”
          O Carnaval está chegando e não podemos deixar esse evento passar sem cantar as marchinhas, sem os brilhos e confetes, sem a alegria dessa festa. Por isso o Centro Cultural Vila Formosa terá seu PRIMEIRO bloco de carnaval para crianças, isso mesmo! Teremos o Bloquinho Abadá Badu, em um animado cortejo!
          Será uma grande folia para toda a família. 
          Não vai perder né? Vamos fechar as folias de rua aqui no Centro Cultural Vila Formosa com o grupo Charangosas!
          O Grupo Charangosas traz em seu repertório Marchinhas carnavalescas tradicionais com musicas como (Mamãe eu quero, Jardineira, Remador, Pastorinhas, Oh abre alas e Bandeira branca) voltado para o público infantil.
          A concentração começa às 14h com uma oficina de máscaras para todo mundo já ir entrando no clima. E às 15h sai o nosso Bloco com muita música liderado pelas Charangosas.
Gênero: Bloco de Carnaval
Data: 18/02/2018 (domingo)
Horário: 14h00 (concentração com oficina de máscaras)
15h00 – Saída do Bloco
Duração: 180 min.
Indicação etária: Livre
Local: Área externa frente – Centro Cultural Municipal da Vila Formosa
Ingresso: Entrada Gratuita. Sem necessidade de retirada de ingresso.

Fios e desafios – Show de Marionetes

          Sucesso em todo o Brasil, o Grupo Marionetes Guarujá trabalha com diversos personagens em suas apresentações muito bem humoradas e que estimulam a criatividade, o raciocínio lógico e que aguçam os sentidos do público.
          Hoje esses bonecos ganham vida de uma maneira diferente, através das mãos mágicas de seus criadores e manipuladores: Tarcísio, Ulisses e Thiago, 3 jovens da cidade do Guarujá (SP). Os dois primeiros, filhos de Tarcísio Borges, ventríloquo e mágico. Foi ele o primeiro incentivador da arte desenvolvida pelos filhos.
          Tudo começou como um hobby, estimulado pelo pai, Tarcísio Borges, que era mágico e ventríloquo no Guarujá. Com o tempo, os irmãos Tarcísio e Ulisses se apaixonaram pelas marionetes, trouxeram o Thiago para o time e desde 1993 emocionam adultos e crianças em todo o Brasil com a apresentação Marionetes Guarujá.
          O grupo já se apresentou nos principais programas de televisão, comerciais, participou do filme Xuxa Gêmeas,foi duas vezes campeão do quadro ‘Se vira nos 30’, do Domingão do Faustão, e é reconhecido pela Câmara de Cultura Brasileira.
Gênero: Teatro
Data: 18/02/2018 – (Domingo)
Horário: 19h00
Duração: 60 min.
Indicação etária: Livre
Local:
Teatro Zanoni Ferrite – Centro Cultural Municipal da Vila Formosa  
Ingresso: Entrada Gratuita, retirada de ingresso 1h antes, limitado um par por pessoa.

Medos Daqui e de Lá

          Personagens inseridos em diferentes contextos culturais se deparam com situações desafiadoras, nas quais seus medos são colocados à prova. Como cada um deles enfrentará os seus medos?
Gênero: Contação de Historias
Data: 20/02/2018 – (Terça)
Horário: 15:00
Duração: 60 min.
Indicação etária: Livre
Local: Biblioteca Paulo Setúbal – Centro Cultural Vila Formosa
Ingresso: Entrada Gratuita, sem necessidade de retirada de ingresso.

 Workshop de Criação de Mini Livros

          Como um livro é criado? O que podemos fazer com um livro? O que teria em um livro construído por você? A partir da leitura em roda do título infantil Livros!, de Murray McCain, as crianças iniciarão junto com a ministrante um percurso de construção do seu próprio mini livro, produzindo o conteúdo e aprendendo algumas das técnicas básicas de encadernação artística e manual.
Gênero: Workshop
Data: 21/02/2018 (quarta)
Horário: 15h00
Duração: 240 min.
Indicação etária: a partir de 08 anos
Local: Centro Cultural Municipal da Vila Formosa (Sala Multiuso)

Bloco Mamãe eu Quero

          Mais do que apenas um bloco de Carnaval, a intervenção artística Mamãe Eu Quero é uma experiência musical única para crianças e adultos durante todo o ano. É uma vivência que aproxima, gera empatia, transforma, ensina a ser feliz e cria memórias inesquecíveis. Nos shows, intervenções e oficinas do Mamãe, todos – do bebê à vovó – têm a oportunidade de tocar instrumentos de percussão e se juntar à nossa Bateria Encantada. Mais do que buscar a batida perfeita, o Mamãe existe para que cada pessoa – pequena ou grande – encontre o seu “superpoder” através da música, das brincadeiras entre famílias e da fantasia.
Gênero: Intervenção artística
Data: 25/02/2018 – (Domingo )
Horário: 11h00
Duração: 60 min.
Indicação etária: Livre
Local: Biblioteca Paulo Setúbal – Centro Cultural Vila Formosa
Ingresso: Entrada Gratuita, retirada de ingresso 1h antes, limitado um par por pessoa.

Sarau Formoso

          O Sarau Formoso propõem para o Centro Cultural Vila Formosa um diálogo entre diferentes linguagens artísticas e ações culturais, estimulando o interesse pela poesia, literatura e demais discursos com foco na diversidade cultural. Em sua primeira edição, a programação o sarau contemplará, além da poesia, a contação de histórias e a música e os ritmos brasileiros, abrindo espaço para intervenções dos artistas presentes e demais participantes.
Gênero: Sarau
Data: 25/02/2018 (domingo)
Horário: 16h00
Duração: 60 min.
Indicação etária: Livre
Local: Centro Cultural Vila Formosa – Centro Cultural Municipal da Vila Formosa 
Ingresso: Entrada Gratuita, retirada de ingresso 1h antes, limitado um par por pessoa.

Bruna Pires – Monitora Cultural
Centro Cultural Vila Formosa
Av. Renata, 163 – Vila Formosa –CEP: 03377-000
Contato: (11) 2216- 1520/ (11) 9959623-53